Fundada em Março de 1998 por Fanny Denayer, uma cidadã belga que se deixou conquistar por Portugal em geral e por Coimbra em particular, a Livraria Dr. Kartoon foi, durante mais de oito anos, uma referência da Banda Desenhada em Portugal, especialmente para os apreciadores da Banda Desenhada franco-belga, tendo passado pela livraria grandes nomes da BD internacional, como François Schuiten, Joann Sfar e Etienne Schréder.

Também são muitos os autores nacionais, cuja história se cruza com a da Livraria. Não só os que por lá passaram em sessões de autógrafos, como José Carlos Fernandes, Miguel Rocha, Luís Louro, David Soares e Luís Pinto-Coelho, mas também nomes como os de Fernando Relvas, Daniel Maia e Ricardo Ferrand, que trabalharam também na Livraria, em contacto directo com os seus leitores.


Com o regresso à Bélgica da Fanny no Outono de 2007, Coimbra, que acabava de ver a sucursal local da BDMania encerrar as portas, arriscava-se a ficar sem nenhuma livraria de Banda Desenhada. Foi esse panorama negro que levou um grupo de amigos apaixonados pela Banda Desenhada nas suas mais diversas formas, incentivados pela própria Fanny, a juntar-se numa empresa.



É essa empresa, Andróides, Lda. que tomou conta da Livraria, prosseguindo o trabalho, sem deixar de introduzir um cunho pessoal e uma dinâmica que se vinha perdendo. Assim, desde Dezembro de 2006, a Livraria Dr Kartoon iniciou uma segunda vida, continuando a proporcionar aos leitores de Coimbra, e não só, o melhor que se publica em Banda Desenhada dos dois lados do Atlântico. Para além da BD franco-belga, que era o forte da loja e continua bem presente, temos ainda as últimas novidades de comics e de mangá, posters, serigrafias, merchandising diverso e, obviamente, as principais novidades de autores portugueses, mesmo quando não estão editadas em Portugal.

Outra aposta forte, têm sido os jogos de tabuleiro que a cada dia que passa tem conquistado mais adeptos para este hobbie. A Dr. Kartoon tem apostado também em trazer novos jogos e organizar as sessões semanais na loja (todas as quintas feiras) e na Associação Arte à Parte (aos domingos).

top